segunda-feira, 16 de julho de 2012

Arrepio~!



Quem nunca sentiu um calafrio?

Arrepio é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo diminui, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa de criar calor gastando energia. Outras respostas observadas em pessoas com frio (por exemplo, nadadores saindo de uma piscina em um dia de vento frio), são dançar sem sair do lugar, abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso, aconchegar-se e usar isolantes térmico como toalhas. O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico.


 Quando há um momento de romance ou de troca de carinhos, também pode-se ocorrer o arrepio devido a explosão de hormônios.
Mas na verdade os arrepios ocorrem porque o corpo responde a mudança de temperatura da terra. O mundo tem a rotação normal dele, estereótipa como os arrepios que mudam devido a temperatura do ambiente como já dito.



Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico. O músculo eretor do pêlo é o responsável pelo arrepio. Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos que percorrem a pele), reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo.










Comentários
0 Comentários