quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Covardia, DESOCUPÇÃO SUIÁ MISSU



Nos últimos dias tem sido quente estar no  estado de Mato Grosso, mais especificamente na cidade ou povoado de Estrela do Araguaia, onde moradores fazendeiros receberam ordens de despejo nos últimos meses, a questão é que são aproximadamente 7.000 moradores naquele local, ou seja novos 7.000 Cidadãos sem Teto!
a Gleba de Suiá Missú como esta sendo chamada teve sua área que foi homologada para criação da reserva indígena Maraiwatsêde.




A ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann recebeu no fim desta manhã (13.12) uma comitiva da bancada federal de Mato Grosso e de líderes rurais de outros Estados para tentarem uma solução pacífica ao conflito. Gleisi Hoffmann admitiu, no entanto, que não mediu forças para impedir a operação de dês intrusão e não conseguiu interromper o processo que já estava em fase avançada.

Alguns caciques Xavantes estão divididos quando a decisão de retirar da área de 165 mil hectares - considerada pela justiça como sendo dos índios- centenas de pessoas que ocupam o local (criando gado e plantando soja, milho e demais produtos) há vários anos. O cacique Cristóvão disse, em entrevista a Tv Record em Confresa, que apoia o cancelamento da dês intrusão da Gleba Suiá Missú e a demarcação de uma outra área para que os índios da etnia possam ocupá-la. Ele disse que este é um momento histórico. "Buscamos uma solução que não prejudique nenhum dos dois lados", afirmou.

O posicionamento dos caciques, no entanto, não é unanimidade entre os índios, já que na última segunda-feira (10), início da dês intrusão, uma carta assinada pelo cacique Damião Paridzané dizia que a retirada dos posseiros da área era esperada há muito tempo pelos indígenas. Ele também denunciou que vários índios de etnias diferentes foram mortos por fazendeiros. "Antes da retirada de nossa terra mataram aqui muitos xavantes. Os fazendeiros daquele tempo é muito bandido (sic). Mataram com tiro. Morreu Tseretemé, Tserenchitomo, Tsitomowé", revelou o cacique. Ele também diz que os índios foram enganados e tiveram suas terras destruídas pela ocupação dos posseiros. "Quem destruiu, foi o índio ou foi o branco? A gente sabe mesmo, foi o branco que destruiu a floresta, essa não é nossa vida. Nossa vida é preservar a terra, a natureza, os rios, os lagos", diz o cacique em trecho da carta.

O cacique Damião finalizou ressaltando que quando a terra voltar para as mãos dos xavantes "vai viver novamente. Vai voltar animais e plantas (sic). Nossa mãe vai ficar muito forte e muito bonita, como sempre foi. É assim que tem que ser".

Cerca de 8 "fazendas" já foram desocupadas pela Força Nacional de Segurança que continua, na região, cumprindo as ordens judiciais.




Como especula se, ao meu ver esta decisão é politica!
ou vai dizer que os índios vão plantar soja, arroz ou milho ?
esse e nosso Brasil, desapropriar milhares de Cidadãos que pagam seus impostos a mais de 20 anos...
talvez a área realmente foi de indignas no passado, como diz as autoridades, que parte de Mato Grosso não foi? que parte de Mato Grosso não foi tomada com genocídio? 


A questão é que novamente nosso governo se mostra totalmente incapaz!  
Comentários
0 Comentários