Os pesquisadores realizaram testes em centenas de alunos para descobrir como pequenos gestos podem afetar as pessoas. Mesmo um simples contato com os olhos fazem uma conexão saudável, melhorando o bem-estar.
“O ostracismo é doloroso”, disse o pesquisador Eric Wesselman, psicólogo de comportamento social da Universidade Purdue, em Indiana, EUA. “Não é uma experiência agradável”.
A equipe do pesquisador explicou o motivo pelo qual muitas pessoas se sentem sozinhas e isoladas em grandes cidades, onde as pessoas raramente fazem contato, mesmo que visual.
Os cientistas comentam que o problema é ainda pior em cidade pequenas. “A falta de reconhecimento pode ser mais doloroso em locais pequenos, como vilas e cidadezinhas do interior, o que faz com que pessoas escolham lugares maiores para morar”, disse a equipe de pesquisa.
O estudo também mostrou que sentimento de solidão pode afetar fisicamente as pessoas. Pesquisas recentes já haviam feito ligação entre solidão e o sistema imunológico, provocando diminuição na proteção natural do corpo, causando endurecimento nas artérias.
Essa nova pesquisa, apresentada na reunião anual da Sociedade para o Estudo da Motivação, nos Estados Unidos, foi projetada para encontrar exatamente a ligação que desencadeia o “liga e desliga” dos sentimentos.
“Alguns dos meus co-autores descobriram, por exemplo, que as pessoas se sentem incomodados quando outras pessoas não a reconhecem”, comentou Wesselman. O estudo foi realizado com colaboração de 239 pessoas.
Vi no: Jornal da Ciencia